domingo, 19 de junho de 2011

2° Encontro Coletivo RENAFOR

Participamos do 2º Encontro Coletivo em Uberlândia, aconteceu na UFU no bloco 3Q. Foi uma boa palestra com Sílvio Galo. Apontou a sua visão sobre Disciplinaridade e Interdisciplinaridade. Começou às 9:30 e terminou às 11h. O nosso grupo de Ituiutaba faltaram alguns colegas. Participaram do encontro os professores: Divina Tânia, Ivoneide, José Valdejá, Léa, Luana, Osneila e Valberto. Teve presença também dos professores de Araporã nos outros cursos.

domingo, 12 de junho de 2011

II Encontro Coletivo RENAFOR Uberlândia dia 18/06

Encontro em Ituiutaba Formação Continuada professores 1º ao 3º ano

Aconteceu sábado dia 11/06 o 2° encontro com a professora Maria Cristina - Diversidade Cultural, faltaram muitos professores. De Araporã também faltaram alguns, acreditamos que foi por motivo justo porque muitos estavam preparando para as festividades juninas. Os professores de Araporã que participaram do encontro foram: Valdejá, Rosineide, Luana, Osneila, Valberto e a Léa. Apresentamos nosso trabalho, projeto onde mostramos como a escola trabalha a inclusão dos surdos com o desenvolvimento do Coral em Libras direcionado pelas professoras Rosineide e Renata. Nosso trabalho foi muito elogiado pela turma e também pela professora, na verdade foi um show. Terminamos o módulo com a professora Maria Cristina, sentiremos saudades...Sábado que vem dia 18/06 estaremos partcipando em Uberlândia do encontro coletivo na UFU bloco 3G na parte da manhã.

Trabalho apresentado curso RENAFOR Ituiutaba - junho 2011






















domingo, 5 de junho de 2011

Acontecerá nesta segunda - feira dia 06 de junho a passeata em comemoração e conscientização da preservação do Meio Ambiente coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e do Meio Ambiente e com a participação de todas as escolas do município. Participe você também...

terça-feira, 17 de maio de 2011

ARRAIÁ ARGUDÃO DOCE

Em junho, teremos a nossa festa junina, desde  já queremos convidar toda a comunidade para prestigiar a nossa festa com quadrilhas, forró e muita comida saborosa da roça.
SERÁ NOS DIAS 17 e 18 DE JUNHO
NO CHICO DO PIM
HORÁRIO: 19h.
NOSSAS BARRACAS SÃO 9 e 10.
VAMOS LÁ PARTICIPÁ E GASTÁ.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Homenagem Dia da Mães

Estaremos nos dia 05 comemorando o Dia das Mães com os nossos alunos, funcionários e as mães dos nossos alunos. Vamos oferecer belas homenagens apresentadas pelos alunos e uma singela lembrancinha e para fechar um Chá da tarde para as mamães. As apresentações ficaram na responsabilidade da professora Michelle e das professoras Renata e Rosineide com o coral e ficando em aberto para os outros professores que quiserem apresentar as suas homenagens junto aos seus alunos para as mamães fiquem a vontade. 
Acontecerá às 14:30 horas no galpão da escola.
Desde já queremos desejar um Feliz dia das Mães para todas as mamães.

domingo, 1 de maio de 2011

Raiane, Cristiane e Bruna

Eu, Sebastião e Izabela

Atividades desenvolvidas na nossa escola Semana da Páscoa

sábado, 16 de abril de 2011













Amigos e amigas!
Páscoa é ser capaz de mudar, de partilhar vida e esperança.
Páscoa é lutar para vencer todo tipo de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação. É crer na vida que vence a morte. É dizer sim à vida e lutar contra todos os tipos de morte que existem em nosso meio. É investir na fraternidade. É lutar por um mundo melhor.
Páscoa é vivenciar a solidariedade. É estar sempre pronto a começar de novo. É uma nova chance para mudar o que precisa ser mudado a partir de nós. Páscoa é tempo para sermos mais felizes e fazermos os outros mais felizes. A Ressurreição de Jesus renova nossas esperanças de vida nova e de tempos melhores. Páscoa é Passagem, é caminho. Páscoa é vida plena, vida cheia do verdadeiro sentido de viver.
Páscoa é acreditar na certeza de tudo o que Jesus viveu e deixou para nós: “Eu sou a Ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá” (Jo 11, 25).
Desejo a todos vocês, meus amigos e minhas amigas uma Páscoa abençoada. Obrigado pela companhia, e pelo apoio. Obrigado por você acreditar que uma vida nova é possível, que um mundo novo é possível. Páscoa é isso. Conte sempre comigo nesta caminhada.

Uma Feliz Páscoa, com muita paz, amor e muita saúde!


Do amigo de ontem, hoje e sempre.
Valdejá

Scraps Arte & Estilo


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Educadores refletir...

Um apelo: é chegada à hora de compreendermos, como profissionais de direito da educação, o contexto atual e, junto aos alunos, rompermos com práticas e ideias não mais adequadas há este milênio e, promovermos sim uma educação que possibilite aos egressos das Universidades e da Educação Básica em geral, enfrentar os problemas que aí estão, para que deixemos de ser alienados e passemos de modo emancipado, a dizer os anseios profissionais e sociais de forma verdadeiramente democrática, não confundindo o exercício crítico da cidadania com anarquia, baderna, modismo ou ativismo infundado.
Gadotti desafia seus leitores a “dar a pensar e pensando, concluímos que o novo brota do velho e o desafio consiste justamente em levar as pessoas a pensarem, a agirem de forma crítica e de modo compromissado”. Só assim é possível construir a educação do futuro: um fazer docente que alie teoria e prática em prol de uma sociedade mais justa, politizada e igualitária. É válido lembrar que sábios professores educam pessoas para discutirem fatos intelectualmente; professores comuns educam pessoas para falarem superficialmente sobre coisas e professores medíocres educam pessoas para falarem de outras pessoas.
E você, que tipo de perfil profissional apresenta na Pós-Modernidade? Que exemplos vêm evidenciando em seu que fazer pedagógico diário? Leia-se por quefazer, termo usado por Paulo Freire no, livro Pedagogia do Oprimido.

...que fazer é práxis, todo fazer do quefazer tem de ter uma teoria que necessariamente o ilumine. O quefazer é teoria e prática. É reflexão e ação (2007, p.141).

Precisa, portanto, que os profissionais da educação desenvolvam no coletivo a capacidade de pensar, de refletir e passem a agir conscientemente. Assim agindo, serão descobertos, ainda durante o processo educacional, os encantos deste ofício milenar que é a arte de educar.

Inesquecível Paulo Freire


Da leitura do mundo a leitura da palavra

Paulo Freire: A LEITURA DO MUNDO
Frei Beto

"Ivo viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas o professor Paulo Freire, com o seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, no Brasil e na Guiné-Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não viu apenas com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se uva é natureza ou cultura. Ivo viu que a fruta não resulta do trabalho humano.
É Criação, é natureza. Paulo Freire ensinou a Ivo que semear uva é ação humana na e sobre a natureza. É a mão, multi-ferramenta, despertando as potencialidades do fruto. Assim como o próprio ser humano foi semeando pela natureza em anos e anos de evolução do Cosmo. Colher a uva, esmagá-la e transformá-la em vinho é cultura, assinalou Paulo Freire. O trabalho humaniza a natureza e, ao realizá-lo, o homem e a mulher se humanizam.
Trabalho que instaura o nó de relações, a vida social. Graças ao professor, que iniciou sua pedagogia revolucionária com trabalhadores do Sesi de Pernambuco, Ivo viu também que a uva é colhida por bóias frias, que ganham pouco, e comercializada por atravessadores, que ganham melhor.
Ivo aprendeu com Paulo que, mesmo sem ainda saber ler, ele não é uma pessoa ignorante. Antes de aprender as letras, Ivo sabia erguer uma casa, tijolo a tijolo. O médico, o advogado ou o dentista, com todo o seu estudo, não era capaz de construir como Ivo. Paulo Freire ensinou a Ivo que não existe ninguém mais culto que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social. Ivo viu a uva e Paulo Freire mostrou-lhe os cachos, a parreira, a plantação inteira.
Ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto do autor e do leitor. É dessa relação dialógica entre texto e contexto que Ivo extrai o pretexto para agir. No início e no fim do aprendizado é a práxis do Ivo que importa. Práxis-teoria-práxis, num processo indutivo que torna o educando sujeito histórico.
Ivo viu a uva e não viu a ave que, de cima, enxerga a parreira e não vê a uva. O que Ivo vê é diferente do que vê a ave. Assim, Paulo Freire ensinou a Ivo um princípio fundamental da epistemologia: a cabeça pensa onde os pés pisam. O mundo desigual pode ser lido da ótica do opressor ou pela ótica do oprimido. Resulta uma leitura tão diferente uma da outra como entre a visão de Ptolomeu, ao observar o sistema solar com os pés na Terra, e a de Copérnico, ao imaginar-se com os pés no Sol. Agora Ivo vê a uva, a parreira e todas as relações sociais que fazem do fruto festa no cálice de vinho, mas já não vê Paulo Freire, que mergulhou no Amor na manhã de 2 de maio.
Deixa-nos uma obra inestimável e um testemunho admirável de competência e coerência. Paulo deveria estar em Cuba, onde receberia o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Havana. Ao sentir dolorido seu coração que tanto amou, pediu que eu fosse representá-lo. De passagem marcada para Israel, não me foi possível atendê-lo. Contudo, antes de embarcar fui rezar com Nita, sua mulher, e os filhos em torno de seu semblante tranqüilo: Paulo via Deus.

Frei Betto é escritor, autor em parceria com Paulo Freire e Ricardo Kotsho, de Essa escola chamada vida (Ática).

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROVINHA BRASIL

AMANHÃ DIA 08, ACONTECERÁ A APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL NAS TURMAS DE 2º ANO DA NOSSA ESCOLA, SERÃO 04 TURMAS A SEREM AVALIADAS, CONTAMOS COM O NÚMERO DE 93 ALUNOS, ACREDITAMOS E CONFIAMOS NA SEMECE COM IMPRESSÃO DAS PROVINHAS E NO RESPALDO COM O TRANSPORTE PARA BUSCAR AS CRIANÇAS QUE PORVENTURA FALTAREM A AULA AMANHÃ. FIZEMOS A DIVULGAÇÃO NA ESCOLA E MANDAMOS UM COMUNICADO PARA OS PAIS, FALANDO DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO, EXPLICANDO O QUE ERA, PARA QUE ERA E QUE NÃO PODERIA DEIXAR O FILHO OU A FILHA FALTAR A AULA.

quinta-feira, 31 de março de 2011

NOVO PISO SALARIAL PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO


Prefeito Valdir anuncia novo piso salarial dos Professores de ARAPORÃ (MG). Em reunião que aconteceu ontem (29/03) à tarde, o prefeito Valdir Inácio anunciou o novo piso salarial dos professores com curso superior que atuam no município: R$ 1.380,00. O projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara de vereadores. A proposta encontrou consenso na categoria e segue agora para aprovação dos vereadores. Se aprovado pela Câmara, o projeto abrirá um precedente histórico em Araporã: o município terá um piso salarial acima do que foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) para todo o país que é de R$ 1.187,97.

sábado, 26 de março de 2011

Motivação para Professores

1º Encontro Curso Formação de Professores em Ituiutaba

Dia 26 de março tivemos a primeira aula do curso de Formação de Professores em Ituiutaba, parceria UFU-PROEX. Curso 3 (1°, 2° e 3º anos), estavam presentes na aula: Ivoneide, José Valdejá, Léa, Luana e Osneila, porém tivemos a participação nos cursos de Educação Infantil e Anos Finais (6° ao 9° anos)dos professores de Araporã. A aula foi ministrada pela professora Kátia Cristina de Uberlândia com o conteúdo - Mediadores de Textos - que diga se passagem foi muito bom, ótimo a professora demonstrou segurança, interatividade, participação, dinâmica na exposição, receptividade com todos os professores e foi gratificante porque todos tiveram a oportunidade de questionar e argumentar deixando claro dúvidas sobre os gêneros textuais e de como trabalhar com eles nos anos iniciais. Deixou tarefa para casa , teremos que levar no próximo encontro 5 tipos de gêneros textuais do mesmo tema.Nessa viagem o motorista foi o Ademir, e correu tudo bem graças a Deus.